Sobre Nós

domingo, 11 de setembro de 2011

REGIONALIZAÇÃO

Levando-se em conta os aspectos naturais, bem como determinadas características populacionais, econômicas e politicas, pode-se dividir o Oriente Médio em quatro sub-regiões: Terras Altas, Mesopotâmia, Península Arábica e Mediterrâneo Oriental.

Terras Altas: Constituem um enorme conjunto de planaltos e montanhas jovens, no qual predominam as estepes e os desertos. É nela que encontram-se os três países mais populosos do Oriente Médio: Turquia, Irã e o Afeganistão.

Mesopotâmia: É uma planície localizada entre os rios Tigre e Eufrates. É tradicionalmente utilizada para a agricultura de subsistência. Nessas áreas cultivam-se principalmente tâmaras e milho. 




Península Arábica: Estão a Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Kuwait e Omã. A exemplo do que ocorre em grande parte do Oriente Médio, a economia desses países depende basicamente da indústria petrolífera.




 Mediterrâneo Oriental: É formada por Israel, Jordânia, Líbano, Síria e territórios que ficam próximos ao Mar Mediterrâneo. Esta área é foco de conflitos permanentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário